Alvaz Agritech

Blog

Qualidade

5 Dicas para aumentar a produtividade da soja

31 de Maro de 2019 5 Dicas para aumentar a produtividade da soja5 Dicas para aumentar a produtividade da soja

Quando falamos em relação ao agronegócio, um viés que atrai boa parte da atenção de agricultores e fazendeiros em geral, diz respeito à produtividade da soja.

Para termos uma dimensão maior da importância deste alimento para o setor, ao dados mais recentes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), indicam o seguinte:

• Soja no Brasil (segundo maior produtor mundial do grão);

• Produção: 116,996 milhões de toneladas;

• Área plantada: 35,100 milhões de hectares;

• Produtividade: 3.333 kg/há;

• Fonte: CONAB

(Extraídos do site da Embrapa: https://www.embrapa.br/soja/cultivos/soja1/dados-economicos)

Ainda em relação a produção de soja, os dados da USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), indicam que os americanos tem a maior produção mundial, com cerca de 119,518 milhões de toneladas.

Estes dados revelam uma produção astronômica do grão e mostram o quanto a soja é preciosa para o mercado, e que alavancar a produtividade na lavoura é de fato, essencial para que os produtores rurais possam suprir tal demanda e mercado.

Diante deste cenário, é comum que os profissionais envolvidos na lavoura, na melhoria de grãos e no cultivo de soja em geral, tenham a preocupação de como aumentar a produtividade.

No artigo de hoje, aqui no blog da Alvaz Agritech, fizemos um apanhado de dicas para aumentar a produtividade da soja, acompanhe a seguir.

Faça o manejo de pragas, doenças e ervas daninhas

Para evitar danos capaz de minimizar a produtividade da lavoura, é extremamente importante investir no manejo de doenças, ervas daninhas e pragas.

Realizar o processo de forma assertiva, implica no monitoramento da fazenda. Para tanto, ferramentas tecnológicas de monitoramento, capazes de mapear as áreas plantadas, diagnosticando os locais com problemas, são fortes aliadas.

Faça a manutenção do equilíbrio ecológico da lavoura

Também é necessário que o ambiente possua equilíbrio ecológico. Isso só é possível, por meio de áreas de refúgio. Nestes espaços as pragas e insetos, que se demonstram resistentes, se acasalam com as chamadas “espécies suscetíveis”.

Com isso, dão vida a seres sem resistência, gerando assim um equilíbrio na lavoura.

Invista em sementes

Pode parecer óbvio, mas há muitos produtores rurais que economizam nas sementes de soja, o que acarreta em menor produtividade na lavoura.

Sementes melhoradas e com elevado nível de qualidade, devem ser sempre as preferidas.

Usufrua ao máximo da tecnologia

Em todas as áreas empreendedoras, nas mais variadas situações e esferas sociais, no ensino, no supermercado, nos hábitos da pessoas, podemos notar o quanto a tecnologia está presente.

Nas plantações e lavouras de soja, essa é uma realidade cada vez mais presente também.

Cada vez mais, engenheiros agrônomos, produtores rurais, fazendeiros, entre outros, buscam reforços para a gestão da lavoura, para a melhoria de sementes e de culturas, através de empresas especializadas em soluções tecnológicas para o agronegócio.

Desde o uso de software de gestão e de monitoramento, até o uso de drones e demais artefatos tecnológicos, inovar nunca foi tão necessário, sobretudo para quem busca aumentar a produção de soja.

Faça a Integração lavoura-pecuária-floresta

A Embrapa também revelou recentemente que, em períodos de seca, aumentar cerca de 1% de matéria orgânica na camada superficial do solo é capaz de elevar a produtividade de soja em até 12 sacas / hectares.

Fazer a integração dos setores, tanto o agrícola e pecuário quanto florestal, na mesma área, é capaz de gerar maior rentabilidade e lucro.

Além disso, pode minimizar os custos, ampliado assim as possibilidades de ampliar a produção.

Que tal investir na melhores soluções tecnológicas para otimizar a sua lavoura de soja? Fale com a equipe da Alvaz Agritech agora mesmo.

0
  • Compartilhe
Alvaz Agritech

Conheça soluções tecnológicas exclusivas do setor agritech.

acesse o site