Alvaz Agritech

Blog

Agronegócio

Decisões eficazes e ágeis na lavoura - processos de mapeamento com drones

05 de Julho de 2019 Decisões eficazes e ágeis na lavoura - processos de mapeamento com dronesDecisões eficazes e ágeis na lavoura - processos de mapeamento com drones

Processos de mapeamento com drones são parte da rotina de sua fazenda e plantação?

Se sua resposta foi não, então é melhor considerar esta alternativa, caso você busque melhorias em suas culturas, promovendo a produtividade e melhor gestão da lavoura.

Os produtores rurais, antes de tudo, sabem da importância de tomarem decisões eficazes e ágeis na lavoura, não é mesmo?

Afinal, o disputado mercado rural e do agronegócio em geral, está a cada dia, buscando novas e assertivas ferramentas, capazes de otimizar a gestão do campo, em suas mais variadas esferas.

Uma das formas mais interessantes e rentáveis de executar a melhor gestão neste sentido, está ligada ao segmento Agritech.

E quando se fala em Agritech, o uso de drones, em especial os processos de mapeamento do campo, é quase que um sinônimo.

É exatamente por meio desta ferramenta que o produtor rural consegue rapidamente, tomar decisões com eficiência, graças aos dados e informações captadas pelo VANT e o serviço de Gerenciamento de Lavoura.

Que tal conhecer um pouco melhor como se dá esse gerenciamento, entendendo os processos de mapeamento com drones, a seguir?

Mapeamento com drones: qual o objetivo por trás desse processo?

O uso de drones para mapear as lavouras tem como principal objetivo, não somente elevar a produtividade, mas também minimizar ao máximo, os riscos que surgem na plantação.

Isso pelo fato de que com o mapeamento, é possível ao produtor rural antecipar qualquer tipo de dano que porventura, possa ocorrer.

Ao identificar problemas em potencial, antes mesmo deles se tornarem uma ameaça real, é possível tomar atitudes assertivas e zelar pela cultura escolhida para o plantio.

Com o mapeamento com drones, o produtor rural passa a contar não apenas com dados agrícolas, mas com poderosas ferramentas capazes de traduzir estes dados.

Com isso, o fazendeiro tem em mãos análises minuciosas do campo, podendo então traçar as melhores estratégias e mudanças necessárias, sempre visando o melhor para o plantio.

Benefícios dos drones

Você pode em princípio, até dizer: “Mas, não é novidade alguma o mapeamento. Afinal, ele pode ser realizado através de fotos de satélites, e até mesmo via convencional, com imagens geradas por aviões”.

Porém, é aí que você se engana. Na verdade, o mapeamento por drone traz uma série de vantagens em relação aos demais métodos.

Primeiramente, é possível ter imagens com qualidade elevadíssima, superior aos demais métodos.

Além disso, o tempo para obter o material é muito mais ágil. Sem contar que o custo do mapeamento via drone é bem menor do que por outros meios.

Se antes, era possível mapear e registrar imagens, planta por planta, com os drones o processo vai além.

Ele tem a capacidade de analisar planta a planta.

Com a ajuda de uma empresa especializada, capaz de prestar atendimento profissional e capacitado, para então realizar o acompanhamento etapa a etapa de cada processo de mapeamento por drones, é possível usufruir de muitos outros benefícios.

Com isso, potencializar análises e tomadas de decisão serão uma rotina em sua fazenda.

As 5 etapas do processo de mapeamento com drones

1. A primeira etapa do processo de mapeamento com drones é o de Identificação
da área a ser analisada. Onde ela fica? O que está plantado ali? Qual a extensão da área?  

2. Após identificar tais pontos, parte-se então para o segundo processo, que é o planejamento do voo, bem como a execução da coleta das imagens da área analisada.

3. Em seguida, faz-se o upload de todas as imagens e registros captados. Utiliza-se então, na etapa seguinte, um software específico para interpretação das imagens que foram coletadas durante o voo.

4. Feita a entrega das análises destas imagens, o processo seguinte é o de acompanhamento técnico da aplicação dos dados obtidos.

5. Tenha em mente que a saúde do plantio é peça-chave para o sucesso do negócio. Com os drones, você tem em mãos um verdadeiro termômetro que irá direcionar as melhores ações, com a finalidade de acompanhar e otimizar cada uma das plantas.

É a forma mais eficaz, por exemplo, de lidar com pragas e doenças na sua plantação, percebendo detalhes impossíveis de se notar a olho nu.

Gostaria de investir no mapeamento com drones e turbinar sua plantação? Então entre em contato com a Alvaz e veja como poderemos lhe ajudar neste sentido.

0
  • Compartilhe
Alvaz Agritech

Conheça soluções tecnológicas exclusivas do setor agritech.

acesse o site