Alvaz Agritech

Blog

Agronegócio

Dicas para conseguir o melhor desempenho da semeadora

20 de Maio de 2019 Dicas para conseguir o melhor desempenho da semeadoraDicas para conseguir o melhor desempenho da semeadora

Conquistar o melhor desempenho da semeadora na plantação é um desafio recorrente no dia a dia dos produtores rurais.

Peça fundamental para o plantio dos mais variados tipos de culturas, a semeadora permite otimizar o processo. Portanto, qualquer problema que ocorra com ela no decorrer da safra pode trazer diversos prejuízos ao dono da fazenda, caso ele não se previna.

Sendo assim, além de investir em soluções tecnológicas que facilitam a superação de desafios, como o aumento da produtividade, redução de custos e melhoria das sementes, é importante fazer um planejamento estratégico.

No entanto, muitas vezes, até mesmo profissionais experientes do segmento agro “deixam escapar” alguns detalhes relevantes para a safra, plantio e colheita bem-sucedida.

Um exemplo é a falta de manutenção da semeadora, o que impede o agricultor de conseguir o melhor desempenho da ferramenta.

Pensando nisso, a equipe da Alvaz Agritech selecionou no artigo de hoje, algumas dicas que ajudarão o produtor rural a extrair o máximo da potencialidade de semeadora. Confira a seguir!

Verifique se a regulagem é a adequada

A cada entressafra, é necessário que o produtor rural e sua equipe dê uma atenção especial à semeadora.

Isso implica em inspecionar minuciosamente se os componentes da ferramenta estão gastos, bem como se a regulagem está adequada ao processo pelo qual ela será submetida.

Cuide da ferramenta

Apesar de ser uma dica básica, é comum que em algumas fazendas ela seja negligenciada, o que acarreta desgaste do material.

Assim que houver executado o plantio, é importante que o responsável limpe e lubrifique a semeadora.

Tal gesto é imprescindível, haja vista que determinados tipos de fertilizantes podem corroer a ferramenta, danificando-a.

Também é comum que alguns resquícios de ervas daninhas, esporos de doenças fúngicas e até mesmo de ovos de pragas, impregnem a semeadora. Sendo assim, efetuar a limpeza do equipamento é palavra de ordem para não prejudicar a próxima plantação.

Observe o nivelamento

Para extrair o máximo da capacidade da semeadora, o nivelamento é outro item que precisa da atenção do responsável pelo plantio.

Vale dizer que é importante efetuar a regulagem do nivelamento em um local plano, que permita que a máquina semeadora fique nivelada de forma tanto longitudinal quanto transversalmente.

Caso a nivelação fique incorreta, ela comprometerá o desempenho do equipamento. É comum no desnivelamento, a incidência de sementes muito profundas ou superficiais.

O ideal é ajustar a posição dos discos de corte no solo, ajustando a altura e pressão nas molas.

Atente-se ao desgaste e sobrecarga dos pneus

Durante o processo de plantio, é fato recorrente que ocorram desgastes nos pneus, afinal, eles são bem exigidos.

Pode haver uma sobrecarga, tanto devido ao peso das sementes quanto da própria máquina semeadora.

Desta forma, é importante não permitir que o pior ocorra, ou seja, o estouro do pneu. Para evitar tal prejuízo e otimizar a potência da semeadora, deve-se realizar revisões, vistorias e a calibração.

Caso contrário, a semeadora poderá desalinhar e o resultado do plantio não será o esperado.

Dicas para conseguir o melhor desempenho da semeadora: mantenha peças reservas

Por mais que se cuide e por melhor que se efetue a manutenção da máquina semeadora, cedo ou tarde alguma peça deverá ser trocada.

Mantenha sempre peças de reposição, como por exemplo discos dosadores de semente, sensores da agricultura de precisão e até mesmo transmissores. Caso ocorra algum imprevisto durante a plantação, rapidamente poderá contornar-se a situação.

Para facilitar ainda mais o processo, procure manter um padrão das máquinas agrícolas utilizadas na plantação.

Dúvidas? a equipe da Alvaz está aqui pra esclarecer, fale conosco!

0
  • Compartilhe
Alvaz Agritech

Conheça soluções tecnológicas exclusivas do setor agritech.

acesse o site