Alvaz Agritech

Blog

In the air

Drones na agricultura: do controle de plantas daninhas ao manejo de pragas e doenças

21 de Junho de 2019 Drones na agricultura: do controle de plantas daninhas ao manejo de pragas e doençasDrones na agricultura: do controle de plantas daninhas ao manejo de pragas e doenças

O mercado de Veículos Aéreos não Tripulados (VANT), cujos drones são os grandes protagonistas tem ganhando a cada dia um espaço maior no agronegócio.

Trazendo aos produtores rurais, engenheiros agrônomos e fazendeiros em geral, uma infinidade de benefícios e resultados expressivos à produção no campo e na lavoura, os drones na agricultura permitem um monitoramento completo do plantio.

Desde o controle de plantas daninhas ao manejo de pragas e doenças na plantação, os drones são ferramentas, hoje, essenciais para quem quer otimizar a produtividade, melhorar a colheita e alavancar seus negócios na agricultura.

Veja a seguir, de que forma os drones na agricultura contribuem de fato, com o seu negócio.

Drones na agricultura: análise de plantio é uma das possibilidades

Dentre os principais atribuições ao uso de drones na agricultura, podemos destacar a análise de plantio.

Ao analisar a plantação, graças a imagens de altíssima resolução com tomada aérea, é possível desde detectar pragas e doenças, ou até mesmo possíveis falhas no plantio.

Ao identificar por exemplo, as famosas plantas daninhas, é permitido a equipe responsável adotar as melhores práticas de controle, garantindo maior eficiência na colheita, por exemplo.

Também é possível notar se há excesso ou falta de irrigação. Tudo isso, graças a possiblidade do drone atingir a altura precisa, de acordo com a necessidade.

Drones na agricultura: identificar desmatamento e combatê-lo

Os drones tem uma visão ampla, graças a capacidade de sobrevoar a plantação e o campo. Mais do que sobrevoar, os drones tem acesso aos lugares mais distantes e difíceis.

Locais esses que por acaso, podem demonstrar desmatamento, por exemplo. Logo, é possível tomar iniciativas para combater o desmatamento no campo, assim que é identificado pelos drones.

Drones na agricultura: auxiliar nas tarefas agrícolas

Os drones são ferramentas essenciais para ajudar nas mais variadas tarefas agrícolas, e consequentemente ajudar na lucratividade do negócio.

A demarcação de áreas, é uma dessas tarefas importantes onde o uso do drone contribui de forma efetiva.

Graças a visão que o drone proporciona, a demarcação de áreas é feita de maneira mais precisa. Sendo assim, as melhores áreas para plantio podem ser selecionadas e os limites são respeitados, assim como é necessário em relação às fontes de água e áreas de preservação em geral.

Ainda podemos destacar outras tarefas onde o uso de drones contribui com a rotina no campo, como por exemplo:

• Pulverização precisa

Com a possibilidade de realizar a pulverização com exatidão no local necessário, gastos com produtos fitossanitários são reduzidos de forma considerável.

Pesquisas indicam que é possível economizar até 50% na aplicação de insumos, quando se utiliza o drone para a pulverização.

Principais tipos de drones usados na agricultura

Se você ainda não usa drones, deve estar se perguntando: drone é tudo igual?

Na verdade, não, sendo que é possível lançar mão de drones específicos, de acordo com as necessidades da fazenda.

Dentre os principais tipos de drones usados na agricultura, podemos destacar os seguintes:

Drone de rotor único: é o mais comum nos campos e fazendas. Tem longa duração de voo;

Tricóptero: com três diferentes motores, atua com três controladores, quatro giroscópios e um suporte de pilotagem, dispensando correções manuais durante o trajeto pois conseguem se manter estabilizados;

Quadcóptero: atua com 4 motores, sendo que 2 movem-se no sentido horário e os outros no sentido anti-horário. Com velocidade, capacidade de carga e menos necessidade de manutenção, é um dos mais requisitados;

Hexacóptero: tem a seu favor, o fato de suportar ventanias;

Octocóptero: apresenta altíssima performance;

Drone com asa fixa: para sobrevoar áreas lineares;

Mini drones ou nano/micro drones: podem transportar cargas de até 200 kg. A duração de voo vai de 5 a 10 minutos.

Gostaria de usar a tecnologia de drones em sua fazenda? Então não perca tempo e fale agora mesmo com nossa equipe de atendimento!

0
  • Compartilhe
Alvaz Agritech

Conheça soluções tecnológicas exclusivas do setor agritech.

acesse o site