Alvaz Agritech

Blog

In the air

Plant Couting - Ferramenta de contagem de plantas com base em linha

20 de Maio de 2019 Plant Couting - Ferramenta de contagem de plantas com base em linhaPlant Couting - Ferramenta de contagem de plantas com base em linha

A agricultura de precisão inegavelmente está a cada dia, mais presente na vida dos profissionais que atuam em plantações, lavouras e campos.

De donos de fazenda, passando por engenheiros agrônomos, o termo Plant Couting tem se tornado mais do que uma ferramenta, mas sim, um fortíssimo aliado no que se refere a obtenção de dados cada vez mais precisos.

Na verdade, quando mencionamos o termo Plant Couting, estamos falando sobre um poderoso algoritmo utilizado por empresas do segmento agritech.

Quer entender melhor do que se trata o termo, como é utilizada esta que é considerada como uma das mais eficazes ferramentas de contagem de plantas com base em linha?

Então continue conosco e acompanhe tudo no decorrer do post de hoje aqui no blog da Alvaz Agritech.

Plant Couting: assertividade otimizada com o uso de drones

Se você trabalha no campo, sabe que é extremamente necessário identificar qual o porcentual do campo obteve crescimento, em um momento específico da plantação, não é mesmo? Tal informação é essencial para qualquer tipo de cultura que utilize sementes em sua plantação.

Por mais que o agricultor seja experiente e tenha a habilidade de apenas através da observação, identificar se a colheita será ou não positiva e obter dados precisos, é uma necessidade.

Sobretudo quando pensamos que, a contagem manual das plantas em uma subseção de seu campo e depois aplicar o número coletado proporcionalmente ao resto do campo, se trata de um método impreciso.

Isso pelo fato de que tal metodologia assume um grau de homogeneidade que é difícil de alcançar mesmo para grandes explorações industriais.

Principalmente quando falamos sobre grandes corporações, ou até mesmo quando nos referimos aos pequenos agricultores que não tem a possibilidade de estar constantemente em contato com as fazendas e campos de plantação, é necessário contar com uma solução de alta precisão.

Uma das soluções neste sentido é o uso do algoritmo Plant Counting. Com ele, é possível quantificar automaticamente o sucesso de um plantio e girar os dados com rapidez suficiente para que o agricultor tenha a oportunidade de replantar novamente, se necessário.

Potencializando o uso de drones

Como uma ferramenta de contagem de plantas baseadas em linha, o principal objetivo é disponibilizar aos profissionais do segmento uma estimativa de contagem por meio da captação de imagens feitas por drones de alta resolução.

Se trata de um algoritmo que potencializa o uso dos drones para efetuar a contagem e dessa forma, promove uma série de benefícios significativos para a lavoura, campo e plantação em geral.

O funcionamento da ferramenta é simples. Primeiramente, identifica-se as partes do campo, como por exemplo, terra, plantas, linhas, etc.

Com base nas entradas do usuário, o algoritmo vai identificando as linhas da planta, determinando as lacunas em cada linha e, finalmente, calculando a contagem da planta.

Nos intervalos de espaçamento longo da linha, é feita uma verificação da existência de uma planta. Se bem-sucedido, um novo ponto é feito, e assim sucessivamente.

Capacidade de identificar detalhes das plantações de forma precoce

Já pensou no prejuízo que seria, plantar, investir em sementes, mão de obra, entre outros custos, e depois perceber que devido a alguns problemas que poderiam ser identificados anteriormente, a plantação irã se perder?

Tal situação que já foi recorrente, hoje tem como solução o uso da ferramenta Plant Couting.

Graças a este algoritmo e o uso de drones, o produtor rural conta a partir de imagens de alta resolução, contagens precisas de plantas a partir da pesquisa aérea.

Em que situações usar o Plant Couting?

Uma situação considerada ideal para a utilização da ferramenta de contagem de plantas é diante de campos agrícolas organizados em linhas uniformes. Ou seja, com o mesmo número de sementes plantadas, com espaçamento aproximadamente igual entre plantas.

Alguns dos principais benefícios do uso do algoritmo em drones para a contagem de plantas, bem como para o mapeamento e captação de imagens do plantio são:

• Identificar falhas na plantação;

• Estimar o número de cultivos;

• Coletar estatísticas;

• Realizar análise de cultivo;

• Calcular estatísticas de vegetação e solo;

• Coletar estimativas precisas como rendimentos, tamanho médio do cultivo e saúde das plantas;

• Calcular as métricas do cultivo, entre outros.

A Alvaz Agritech investe no Plant Couting em seus mapeamentos aéreos por drones, trazendo aso seus clientes informações extremamente relevantes, favorecendo assim a tomada de decisões e a produtividade na lavoura. Quer saber mais? Fale conosco agora mesmo!

0
  • Compartilhe
Alvaz Agritech

Conheça soluções tecnológicas exclusivas do setor agritech.

acesse o site