Blog
Sementes piratas podem ser um risco para a lavoura
21 de Junho de 2019Contrariando aquela máxima de que, “se conselho fosse bom não se dava, vendia”, fica aqui uma dica importante para fazendeiros, engenheiros agrônomos e profissionais do segmento de agronegócios em geral: procure não usar sementes de procedência duvidosa, ou seja, as populares sementes piratas.
Oferecendo uma série de riscos reais à lavoura e produtividade no campo, as sementes piratas, de acordo com o portal Cana Rural, somam 30% do total das sementes plantadas na cultura de soja, por exemplo.
Confira a seguir, quais os principais danos e riscos que as sementes piratas trazem ao segmento agrícola.
Semente pirata: diminuir a produtividade da lavoura é um, dentre tantos outros riscos
A semente ilegal ou pirata são comercializadas no chamado “mercado informal”, e não possuem qualquer tipo de certificação.
Sem garantia de procedência, os riscos são vários e o prejuízo é quase certo para quem lança mão deste artifício. Até porque, não há qualquer tipo de controle de qualidade na produção destas sementes.
Dentre os principais riscos, podemos citar:
• Produção exposta à disseminação de pragas, doenças e plantas daninhas em geral;
• Problemas fitossanitários;
• Cultivar uma cultura diferente daquela que foi escolhida, pois muitas vezes as sementes são trocadas;
• Baixa germinação, péssima produtividade, entre outros.
Semente pirata: alternativa equivocada para redução dos custos de produção
Dentre as justificativas encontradas em relação a aquisição de sementes piratas, a questão da busca pela redução dos custos da produção da lavoura é a mais reportada.
No entanto, a contaminação, as pragas, bem como o baixo vigor e péssima qualidade destas sementes, darão prejuízos maiores ao agricultor.
A melhor forma de reduzir os custos efetivamente é por meio de um bom planejamento e investimentos agritech, por exemplo.
Com o tempo, você perceberá que a relação custo X benefício de se adquirir sementes de boa procedência é muito melhor.
A Alvaz Agritech atua com diversas soluções para o campo e agronegócio em geral. Quer uma forcinha? Entre em contato conosco e veja como poderemos ajudar.