Alvaz Agritech

Blog

Ervas daninhas

Tipos de ervas daninhas em plantações

20 de Maio de 2019 Tipos de ervas daninhas em plantaçõesTipos de ervas daninhas em plantações

Dentre os desafios encontrados no campo por engenheiros agrônomos e profissionais do setor do agronegócio, a presença de ervas daninhas em plantações continua sendo um dos mais relevantes.

Realizar a identificação, o monitoramento e controle das chamadas “plantas invasoras” – como também são chamadas as ervas daninhas, é fundamental para minimizar custos e ampliar a produtividade na lavoura.

Você sabe quais são os principais tipos de ervas daninhas em plantações e como lidar com elas, evitando danos maiores à sua lavoura?

Falaremos sobre o tema a seguir, acompanhe!

Ervas daninhas: o que são?

Antes de falarmos sobre os tipos de ervas daninhas, que tal a definição do termo?

De acordo com Lorenzi (2014):

Planta daninha ou erva daninha é qualquer planta que cresce onde não é desejado, interferindo direta e indiretamente nas culturas de interesse, causando reduções na produção em torno de 20 a 30%.

As ervas daninhas são extremamente nocivas à plantação e devem ser identificadas para que seja possível conhecer suas características e com isso, lançar mão do manejo correto de cada uma delas.

Principais tipos de ervas daninhas encontradas nas plantações

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), os principais tipos de ervas daninhas são:

• Família Amaranthaceae: Apaga-fogo, Caruru-rasteiro, Caruru-de-espinho, Caruru-de-mancha, etc.

• Família Asteraceae (Compositae): Carrapicho-de-carneiro, Carrapicho-rasteiro, Mentrasto, Picão-preto, Estrelinha, Losna-branca, etc.

• Família Brassicaceae: Mastruço, Nabiça,

• Família Commelinaceae: Trapoeraba, etc.

• Família Convolvulaceae: Corda-de-viola, etc.

• Família Euphorbiaceae: Erva-andorinha, Gervão-branco, etc.

Para ter acesso ao manual da Embrapa com as demais famílias e tipos de ervas daninhas, acesse o link: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1019323/manual-de-identificacao-de-plantas-daninhas-da-cultura-da-soja

Processamento de imagens via drones ajuda no manejo de ervas daninhas

Diante deste cenário, o segmento agritech oferece uma solução eficaz no manejo, prevenção e combate às ervas daninhas.

Os drones atuam na verdade, como uma poderosa ferramenta no processo de Gestão Digital de Plantas Daninhas. Com a ferramenta, é possível localizar as áreas infestadas e identificar as plantas invasoras.

Com o mapeamento, é possível realizar a pulverização no local exato onde está a planta daninha e com isso, economizar de 80 até 90% em herbicidas, por exemplo.

Já pensou contar com a tecnologia de drones em sua plantação? Que tal colocar este pensamento em prática? Fale com a equipe de atendimento da Alvaz Agritech e saiba mais!

0
  • Compartilhe
Alvaz Agritech

Conheça soluções tecnológicas exclusivas do setor agritech.

acesse o site